Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/6580
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Representação e imagem: o instagram como ferramenta de produção de novos sentidos
Autor(es)/Inventor(es): Terra, Victor do Vale
Tutor: Amaral, Marcio Tavares d'
Tutor : Justen, Janine Figueiredo de Souza
Resumen: O presente trabalho tem como objetivo compreender o paradigma de representação na contemporaneidade a partir da perspectiva das imagens. Se debruça sobre três grandes momentos da filosofia ocidental: Idade Clássica, Idade Moderna e Idade Contemporânea a fim de explorar relações, constâncias e rupturas existentes entre ser humano, imagem e representação. Partindo da hipótese de uma crise de representação generalizada no contemporâneo, entendemos a imagem como o elemento central dessas articulações e, para isso, tomamos a rede social Instagram como um fenômeno sintomático. Observando a estetização cotidiana e a exposição das intimidades, dinâmicas comuns dessa plataforma, a pesquisa evidencia noções de consumo, controle e espetáculo presentes no universo virtual da web e do ciberespaço, mediados por imagens em fluxo. Saindo da razão e chegando ao sensível, o percurso constata um novo modelo de comunicação emergente, baseado no afeto, no vínculo e no compartilhamento; um paradigma baseado em estratégias sensíveis de interação e socialização no qual todos são produtores, consumidores e espectadores simultaneamente. Num momento de esgotamento e esvaziamento das metanarrativas, o Instagram aparece como abertura, lugar para a construção de novos sentidos e re-apresentação dos sujeitos e da realidade que os cerca.
Materia: Representação
Imagem
Identidade
Instagram
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade de producción: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 26-jun-2017
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : TERRA, Victor do Valle. Representação e imagem: o Instagram como ferramenta de produção de novos sentidos. 2017. 91 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017
Aparece en las colecciones: Comunicação - Jornalismo

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Vterra.pdf1.21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.