Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/663
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Uma nova esperança para as marcas: a utilização do fã como veículo de propaganda
Author(s)/Inventor(s): Marins, Jessica Ribeiro
Advisor: Rett, Lucimara
Abstract: Na era da cultura da convergência, os conteúdos dispostos em múltiplas plataformas midiáticas alteram o comportamento do consumidor, que busca por novas experiências. Esse público encontra nas comunidades virtuais um espaço para socializar e participar com as informações disponibilizadas de seu produto de interesse. Este trabalho aborda os fãs do mundo do entretenimento, a fim de propor um novo cenário de atuação para as marcas, no panorama da cultura da participação. Assim, o estudo é dividido em duas etapas: na primeira é realizada uma pesquisa netnográfica sobre o comportamento do fã no grupo Star Wars do Facebook, de modo a mapear seus interesses e costumes. Com a determinação da conduta do fã, a investigação é aprofundada com o fã-clube Conselho Jedi Rio de Janeiro que, por meio de pesquisa qualitativa com roteiro, define a questão central do trabalho: a utilização do fã como veículo de propaganda, na atual relação do fã com a indústria midiática.
Keywords: 
Convergência
Propaganda
Star wars
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Production unit: Escola de Comunicação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 13-Dec-2013
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: MARINS, Jessica Ribeiro. Uma nova esperança para as marcas: a utilização do fã como veículo de propaganda. 2013. 95 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
Appears in Collections:Comunicação - Publicidade

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JMarins.pdf1.25 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.