Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/6772
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Adaptação do jogo “Batalha Naval” como ferramenta para o ensino de química orgânica
Autor(es)/Inventor(es): Cunha, Natacha Cristina Lima da
Orientador: Michel, Ricardo Cunha
Resumo: Este trabalho descreve a utilização de um jogo baseado no tradicional batalha naval utilizando o conceito de funções orgânicas, visando motivar a aprender os conceitos de química orgânica. A proposta de ensino foi construída com o intuito de despertar o interesse e motivação dos alunos que tendem a ter dificuldade com a química orgânica, confundindo as funções orgânicas, não sabendo como construir as moléculas e sua nomenclatura. Também visa proporcionar uma aprendizagem significativa e prazerosa. O ensino de química é em geral centrado na memorização. Os alunos sentem se desmotivados a aprender e tendem a ver a disciplina como algo muito difícil, monotona e sem conexão com a realidade. O professor deve se preocupar em melhorar a relação com seus alunos e com a disciplina de química. Nesse sentido o professor deve atrair os alunos através de ferramentas que possibilitem a eles verem a importância da química. Nesse contexto, este trabalho teve como objetivo desenvolver, aplicar, e verificar a utilização de um recurso didático: um jogo similar à Batalha Naval, com moléculas orgânicas no lugar de embarcações. O jogo foi aplicado a alunos do Ensino Médio, visando investigar sua eficiência na aprendizagem de funções orgânicas. Utilizou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica, aplicação do jogo aliado ao uso de testes e questionário. Através dos resultados e depoimentos dos alunos entende-se a importância dos jogos como ferramenta pedagógica para o ensino. Atividades lúdicas não necessariamente tem a função de educar, mas são recursos que o professor pode apresentar em sala de aula para que os estudantes aprendam de forma participativa e prazerosa.
Palavras-chave: Jogos
Química orgânica
Ensino de química
Material didático
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Unidade produtora: Instituto de Química
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 24-Mar-2017
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Natacha Cristina Lima da Cunha.pdf485.73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.