Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/6896
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Olhares sobre o tratamento dado à variação linguística em salas de aula do ensino básico
Autor(es)/Inventor(es): Caputo, Debora Mazzeo
Orientador: Santos, William Soares dos
Resumo: Discute o Ensino de Português como língua materna, mais especificamente analisar o tratamento dado à variação linguística nos segmentos de ensino básico, apontando para algumas falhas do sistema pedagógico vigente, o qual trata a língua portuguesa como um instrumento pronto e singular, através de uma perspectiva exclusivamente prescritivista. Desta forma, observa-se que, por vezes, não se inclui na prática de ensino o estudo das diversas semioses linguísticas constituintes do Português brasileiro. Sendo assim, perpetua-se no sistema educacional, o distanciamento entre os discentes e o próprio objeto de estudo: o português como língua materna.
Palavras-chave: Língua materna
Ensino e aprendizagem
Semiologia
Assunto CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Unidade produtora: Faculdade de Letras
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2020
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: CAPUTO, Debora Mazzeo. Olhares sobre o tratamento dado à variação linguística em salas de aula do ensino básico. 2020. 30 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Letras: Português – Italiano) – Faculdade de Letras, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
Aparece nas coleções:Letras - Italiano

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DMCaputo.pdf413.06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.