Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/710
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Propaganda institucional e construção da imagem corporativa das organizações Bradesco e Odebrecht
Autor(es)/Inventor(es): Couto, Alline Viana
Orientador: Caiafa, Janice
Resumo: Este trabalho busca investigar o papel da propaganda institucional como ferramenta de marketing e seus efeitos. A atuação do marketing nos diversos ambientes da vida social é examinada a partir da noção de agenciamento coletivo do consumo, desenvolvida por Burrowes. A dinâmica de mutação do capitalismo gera crescente valorização da imagem corporativa. Atualmente, o capitalismo não é mais dirigido para a produção, mas para venda ou para o mercado, quer vender serviços. Ele opera principalmente no nível da produção de subjetividade. A pesquisa explora a atuação da propaganda institucional como um importante fator de criação, reforço ou correção da imagem corporativa, sendo um forte componente de produção subjetiva. A imagem corporativa é considerada um elemento ainda mais crítico no marketing de serviços. Empresas prestadoras de serviço investem com bastante intensidade em propaganda institucional. Nesse tipo de comunicação, nota-se que o tema responsabilidade social é muito recorrente. O objetivo geral deste estudo é investigar o processo de construção de imagem corporativa,analisando a propaganda institucional das organizações Bradesco e Odebrecht e individualizando o discurso de responsabilidade social presente nesses anúncios. A análise problematiza os pressupostos implícitos, identifica as ressonâncias e implicações desse discurso empresarial cada vez mais difuso em nossa sociedade.
Palavras-chave: Propaganda
Marketing
Imagem corporativa
Bradesco
Odebrecht
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Departamento: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 4-Dez-2006
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: COUTO, Alline Viana. Propaganda institucional e construção da imagem corporativa das organizações Bradesco e Odebrecht . 2006. 86 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2006.
URI: http://hdl.handle.net/11422/710
Aparece nas coleções:Comunicação - Publicidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ACouto.pdf1,66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.