Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/727
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dc.contributor.advisorSilva Júnior, Amaury Fernandes da-
dc.contributor.authorSilva, Luciana Lobão da-
dc.date.accessioned2016-08-25T19:25:17Z-
dc.date.available2023-12-21T03:02:58Z-
dc.date.issued2008-06-23-
dc.identifier.citationSILVA, Luciana Lobão da. Heil Hitler; análise semiológica de pôsteres nazistas do período 1933-1945. 2008. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/727-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectNazismopt_BR
dc.subjectMídiapt_BR
dc.titleHeil Hitler: análise semiológica de pôsteres nazistas do período 1933-1945pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4122556035502006pt_BR
dc.contributor.referee1Braga, Nathalie Balloussier Fernandes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1179854181639575pt_BR
dc.contributor.referee2Gallotti, Luiz Solon Gonçalves-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1822664013296488pt_BR
dc.description.resumoAnalisa os pôsteres nazistas utilizando a Semiologia, de forma a mostrar como símbolos e composições dão significado à propaganda e ajudam a reforçar a mensagem que pretendem transmitir. Faz-se uso do sistema de análise que Roland Barthes emprega para anúncios publicitários. Utilizam-se como objeto analítico cinco pôsteres veiculados no período compreendido entre 1933-1945 pelo Governo Nazista de Adolf Hitler, durante a época em que esteve no poder. Além do conteúdo prático de análise desses cartazes, apresenta-se a discussão teórica acerca do tema Semiologia, que passa por Ferdinand de Saussure e seu estudo sobre linguística e se fundamenta em obras e textos de Roland Barthes. A fim de contextualização, o estudo dispõe de abordagem histórica sobre a situação alemã da época. É necessário destacar que o trabalho não visa avaliar atitudes dos personagens envolvidos ou mesmo referendar conceitos, como o antissemitismo, por exemplo. Através da análise dos pôsteres, é possível visualizar a maneira como a mensagem é transmitida e, de certa forma, como pode ser decodificada pelo interlocutor.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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