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dc.contributor.advisorCavalcanti, Fernando Celso Uchôa-
dc.contributor.authorBarreira, Bernardo Zurli-
dc.date.accessioned2019-04-18T17:18:37Z-
dc.date.available2023-12-21T03:03:56Z-
dc.date.issued2011-02-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/7352-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectViga pré-moldadapt_BR
dc.subjectVão de ponte ferroviáriapt_BR
dc.subjectConcreto pretendidopt_BR
dc.titleEstudo de viabilidade de uma viga pré-moldada de ponte ferroviária de 36m de vão, com 3 relações altura/vão diferentespt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorCo1Diaz, Benjamin Ernani-
dc.contributor.referee1Reis, Francisco José Costa-
dc.description.resumoAté o início dos anos oitenta, no Brasil, as pontes ferroviárias com vigas pré-moldadas eram projetadas com uma fase extra de protensão com as vigas já lançadas e os inconvenientes de se construir nichos na laje para que essa protensão pudesse ser executada. Nessa época, foram desenvolvidos projetos para a Ferrovia do Aço e para a Ligação Araguari-Celso Bueno com vigas pré-moldadas em que todos os cabos eram protendidos pelas suas extremidades, evitando-se, assim, a fase extra já mencionada. Essas pontes foram projetadas para vãos de 31,25 metros (Trem-tipo da ENGEFER) e 31,40 metros (Trem-tipo TB-32 da antiga NB-7/ABNT) [6]. Este projeto de graduação tem por objetivo estudar a possibilidade de aumento do vão coberto por essas vigas quando consideramos os avanços obtidos no aumento da resistência dos materiais concreto e aço de protensão durante todo esse período. A idéia é projetar, como contribuição inicial a esse estudo, pontes com um vão de 36 metros, considerando o Trem-tipo TB-360 da NBR 7189, com a utilização de materiais disponíveis atualmente no mercado brasileiro, o que possibilita criar uma alternativa adicional para a redução do custo de construção de pontes ferroviárias no País. Foram feitas duas alternativas relacionadas à razão altura/vão: 1/10 e 1/11, sendo que a partir dos resultados desta última foi ainda sugerida uma terceira alternativa com redução do comprimento do trecho alargado da viga visando a redução do seu peso. Assim, foram realizadas as modelagens das vigas, a obtenção dos esforços, o lançamento dos cabos e finalmente partiu-se para o dimensionamento e verificações de tensões na estrutura.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola Politécnicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Engenharia Elétrica

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