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Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Estudo de viabilidade de uma viga pré-moldada de ponte ferroviária de 36m de vão, com 3 relações altura/vão diferentes
Autor(es)/Inventor(es): Barreira, Bernardo Zurli
Tutor: Cavalcanti, Fernando Celso Uchôa
Tutor : Diaz, Benjamin Ernani
Resumen: Até o início dos anos oitenta, no Brasil, as pontes ferroviárias com vigas pré-moldadas eram projetadas com uma fase extra de protensão com as vigas já lançadas e os inconvenientes de se construir nichos na laje para que essa protensão pudesse ser executada. Nessa época, foram desenvolvidos projetos para a Ferrovia do Aço e para a Ligação Araguari-Celso Bueno com vigas pré-moldadas em que todos os cabos eram protendidos pelas suas extremidades, evitando-se, assim, a fase extra já mencionada. Essas pontes foram projetadas para vãos de 31,25 metros (Trem-tipo da ENGEFER) e 31,40 metros (Trem-tipo TB-32 da antiga NB-7/ABNT) [6]. Este projeto de graduação tem por objetivo estudar a possibilidade de aumento do vão coberto por essas vigas quando consideramos os avanços obtidos no aumento da resistência dos materiais concreto e aço de protensão durante todo esse período. A idéia é projetar, como contribuição inicial a esse estudo, pontes com um vão de 36 metros, considerando o Trem-tipo TB-360 da NBR 7189, com a utilização de materiais disponíveis atualmente no mercado brasileiro, o que possibilita criar uma alternativa adicional para a redução do custo de construção de pontes ferroviárias no País. Foram feitas duas alternativas relacionadas à razão altura/vão: 1/10 e 1/11, sendo que a partir dos resultados desta última foi ainda sugerida uma terceira alternativa com redução do comprimento do trecho alargado da viga visando a redução do seu peso. Assim, foram realizadas as modelagens das vigas, a obtenção dos esforços, o lançamento dos cabos e finalmente partiu-se para o dimensionamento e verificações de tensões na estrutura.
Materia: Viga pré-moldada
Vão de ponte ferroviária
Concreto pretendido
Materia CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL
Unidade de producción: Escola Politécnica
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: feb-2011
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Engenharia Elétrica

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