Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/803
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | Trabalho colaborativo: estudos de caso na cidade do Rio de Janeiro |
Author(s)/Inventor(s): | Silveira, Priscila Giuliani da |
Advisor: | Pinheiro, Marta de Araújo |
Abstract: | Estuda o trabalho colaborativo (coworking), tema que vem recebendo crescente atenção da mídia como uma alternativa econômica atrelada à cultura participativa. O objetivo do trabalho é investigar as diferentes expressões do trabalho colaborativo no contexto carioca. Para tanto, a metodologia escolhida foi o estudo de caso qualitativo e comparativo de três espaços que funcionam com essa lógica de trabalho: O Templo, Catete92 e Comuna. Em todos, foram investigados aspectos ligados à motivação dos envolvidos, estruturação do espaço e divisão das tarefas, bem como as dificuldades encontradas para se manter o local, de acordo com sua concepção inicial. A conclusão foi de que o trabalho colaborativo permite uma diversidade de expressões, variando em grau de organização e hierarquia, e tendo como dificuldade comum a todos os três, o apoio financeiro. |
Keywords: | Coworking Trabalho colaborativo Cultura da convergencia Commons Mídias sociais |
Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA |
Production unit: | Escola de Comunicação |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | 9-Dec-2014 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Citation: | SILVEIRA, Priscila Giuliani da. Trabalho colaborativo: estudos de caso na cidade do Rio de Janeiro. 2014. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014. |
Appears in Collections: | Comunicação - Publicidade |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
PSILVEIRA.pdf | 2.34 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.