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Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Física ondulatória para o ensino médio
Autor(es)/Inventor(es): Araujo, André Luiz Corrêa de
Orientador: Gaspar, Marcos Binderly
Resumo: O nosso cotidiano está repleto de fenômenos de natureza ondulatória. Os mais importantes estão de alguma maneira associados ao som e a luz. São também ondulatórias as transmissões de sinais de rádio, televisão, raio X, microondas, telefone, etc., que fazem parte deste Mundo Moderno. Para entendê-lo devemos ter em primeiro lugar a ideia da diferença entre movimento corpuscular e movimento ondulatório, o primeiro ocorre quando uma quantidade de matéria se move de um ponto a outro, como uma pedra arremessada em uma janela, que a quebra; o segundo ocorre quando “algo” que não é matéria, mas também se desloca, como uma bomba que explode próxima a uma janela, que também é quebrada. Nos dois casos há transferência de energia de um local para outro, porém no primeiro além do transporte de energia, há também transporte de matéria (pedra), enquanto que, no segundo isso não acontece, pois uma onda transporta somente energia. Muitos cientistas contribuíram para a evolução da física ondulatória, mas foi com Christian Huyghens, no século XVII, que se deu o grande salto, mesmo sem uma ferramenta matemática adequada. Suas ideias continuaram germinando até o século XX, nos trabalhos de Wilebrord Snell, René Descartes, Augustin Jean Fresnel, Thomas Young, Louis de Broglie, Max Planck e outros.
Palavras-chave: Ondas
Ensino médio
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES
Unidade produtora: Instituto de Física
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Dez-1999
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Física

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