Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/8037
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A importância do estágio supervisionado para a formação docente nas perspectivas legal, teórica e discente
Autor(es)/Inventor(es): Fonteles, Bruna dos Santos
Orientador: Silva, Sérgio Luiz Baptista da
Resumo: Esta pesquisa tem como objeto de estudo o estágio supervisionado e trabalha para traçar uma linha entre três perspectivas acerca do tema: a perspectiva legal, a perspectiva teórica e a perspectiva discente. Com base nas três perspectivas, o estudo de caso busca entender qual é a importância do estágio supervisionado para a formação docente, uma vez que, no que diz respeito à área de educação, o estágio obrigatório é o responsável pela relação teórico-prática. A pesquisa é dividida em duas seções, sendo a primeira com foco no levantamento bibliográfico para abordagem das perspectivas legal e teórica, e a segunda seção voltada apenas para o relato de experiência, responsável por representar a perspectiva discente. A perspectiva legal é abordada com base em artigos e incisos da legislação nacional voltada para a educação. A visão teórica, por sua vez, é abordada com base no levantamento bibliográfico de Freire (1996), Pimenta (1995 apud AROEIRA, 2014), Vázquez (1977), e Pimenta e Lima (2012 apud NEVES, 2014), que fazem referência ao processo de formação e discutem, em especial, a importância da relação entre a teoria e a prática para a formação docente. Por fim, a visão discente é abordada nos relatos de experiências – baseados em cadernos de campo e memórias próprias – dos estágios de Língua Portuguesa, de Língua Francesa e das aulas de Prática de Ensino da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Palavras-chave: Estágios supervisionados
Formação de professores
Prática de ensino
Língua portuguesa
Língua francesa
Assunto CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Unidade produtora: Faculdade de Letras
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2020
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Letras - Francês

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BSFonteles.pdf262.64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.