Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/8125
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Novos laços de família: as (re)configurações familiares nas novelas de Lícia Manzo
Autor(es)/Inventor(es): Nunes, Samyta
Orientador: Ribeiro, Ana Paula Goulart
Resumo: Analisa como a narrativa das novelas de Lícia Manzo, A Vida da Gente e Sete Vidas aborda as novas configurações e relações familiares, tomando o melodrama como matriz cultural do gênero telenovela, e de que maneira o maniqueísmo melodramático se apresenta nessa dramaturgia. Para tal, retomamos o melodrama e seus formatos industriais, sobretudo o folhetim, para resgatar historicamente a gênese da telenovela e observar no eixo diacrônico a representação da família nuclear e suas adaptações aos avanços e transformações sociais e também diferentes contextos políticos. Analisando as duas tramas separadamente e em comparação uma com a outra, fica perceptível que a autora, partindo de relações familiares contemporâneas, rompe com a representação clássica da polarização maniqueísta do melodrama, apresentando o embate do bem contra o mal como conflito interno de seus personagens através de impasses éticos e morais.
Palavras-chave: Telenovela
Relações familiares
Dramaturgia
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 1-Dez-2017
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: NUNES, Samyta. Novos laços de família: as (re)configurações familiares nas novelas de Lícia Manzo. 2017. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SNunes.pdf478.7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.