Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/821
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Audio branding: a canção da marca como estratégia de comunicação publicitária estudo de caso da campanha da Coca-Cola na Copa do Mundo Fifa 2014
Autor(es)/Inventor(es): Soares, Rafael Ricardo Meliande
Orientador: Santos, Cristiano Henrique Ribeiro dos
Resumo: Atualmente, a publicidade passa por um momento em que as marcas precisam repensar a forma de se comunicar com o público alvo. Diversos fatores influenciam nessa questão, dentre eles, destaca-se a revolução tecnológica que acarretou mudanças na forma dos consumidores de consumirem conteúdo. Com a facilidade proporcionada pela tecnologia, eles transitam simultaneamente entre diversos meios, o que desencadeia um déficit de atenção e dispersão desse público. Além disso, os consumidores estão sobrecarregados de tantos anúncios visuais por todo o lado. Assim, as marcas devem estar atentas a esse processo e repensar as formas de anunciar e desenvolver uma comunicação mais efetiva que se adapte a esse novo cenário e esteja presente nos mais variados meios para conseguir atingir seu público. Uma forma de fazer isso é por meio da comunicação sonora. Para ilustrar esse cenário, é realizado um estudo de caso sobre a campanha realizada pela a marca Coca-Cola durante a Copa do Mundo FIFA 2014. Nesse estudo, analisa-se o uso da canção da marca e a estratégia de Audio branding como forma de diferenciação e construção de identidade da marca, apontando o Audio branding como uma alternativa de comunicação publicitária no contexto atual.
Palavras-chave: Audio branding
Marca
Marketing
Comunicação sonora
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Departamento: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 9-Jul-2015
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: SOARES, Rafael Ricardo Meliande. Audio branding: a canção da marca como estratégia de comunicação publicitária: estudo de caso da campanha da Coca-Cola na Copa do Mundo FIFA 2014. 2015. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
URI: http://hdl.handle.net/11422/821
Aparece nas coleções:Comunicação - Publicidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RSOARES.pdf1,62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.