Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/8211
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Um rosto para o inimigo: o discurso da “guerra ao terror” nos editoriais dos jornais The New York Times e The Guardian
Author(s)/Inventor(s): Bagolan, Icaro
Advisor: Amaral, Marcio Tavares d'
Abstract: Analisa o discurso presente nos editoriais dos jornais The New York Times e The Guardian nas datas seguintes aos atentados terroristas de 11 de setembro de 2011 em Nova York e Washington, 8 de julho de 2005 em Londres e 13 de novembro de 2015 em Paris, de modo a verificar o grau de adesão desses veículos ao discurso da “guerra ao terror”. Nossa investigação parte de duas premissas fundamentais: o terrorismo é um fenômeno socialmente construído por meio da linguagem, ou seja, sua definição é sempre subjetiva; e o discurso dominante acerca do tema é baseado na linguagem da guerra global contra o terrorismo declarada pelo governo norte-americano imediatamente após os ataques de 11 de setembro de 2001. Algumas das consequências reais dessa linguagem amplamente disseminada são a aceitação de restrições às liberdades civis frente àquilo que as autoridades descrevem como ameaça essencial, a militarização da vida e o enquadramento da religião islâmica e dos povos árabes/muçulmanos como inimigos dos valores seculares do Ocidente. Através de um levantamento histórico-filosófico, pretende-se verificar como o fenômeno do terrorismo e seus discursos, narrativas e significados políticos e culturais foram moldados ao longo do tempo até serem assimilados pela campanha global do contraterrorismo.
Keywords: Terrorismo
Guerra
Editorial
Análise do discurso
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Production unit: Escola de Comunicação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 30-Nov-2017
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: BAGOLAN, Icaro. Um rosto para o inimigo: o discurso da “guerra ao terror” nos editoriais dos jornais The New York Times e The Guardian. 2017. 115 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Appears in Collections:Comunicação - Jornalismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
IBagolan.pdf769.74 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.