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dc.contributor.advisorSantos, Wilma Machado Soares-
dc.contributor.authorChagas, Luiz Gustavo Lannes-
dc.date.accessioned2019-05-29T13:53:18Z-
dc.date.available2023-12-21T03:05:54Z-
dc.date.issued2007-12-05-
dc.identifier.citationCHAGAS, Luiz Gustavo Lannes. Espelhos Esféricos: do cotidiano do aluno a conceituação científica. 2007. 58 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Física) – Instituto de Física, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/8227-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEspelhospt_BR
dc.subjectEnsino e Aprendizagempt_BR
dc.titleEspelhos esféricos: do cotidiano do aluno a conceituação científicapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Gaspar, Marcos Binderly-
dc.contributor.referee2Dias, Penha Maria Cardoso-
dc.description.resumoA ideia de construir experimentos que facilitassem a compreensão da Física teve início quando ainda estava no ensino médio e foi concretizada nas aulas de Instrumentação para o Ensino de Física. A partir do conhecimento adquirido foi escolhida a metodologia aplicada no trabalho, Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel, e também confeccionados o questionário aplicado para o levantamento dos conhecimentos prévios e identificação dos subsunçores e questionário conclusivo. Foram construídos três experimentos para o estudo dos espelhos esféricos: o primeiro experimento demonstra a formação de imagem real sem anteparo o segundo demonstra a formação de imagens através de um espelho côncavo e o terceiro demonstra a formação de imagens através de um espelho convexo. Quase todos os materiais utilizados nesses experimentos foram de baixo custo. Com base nas respostas do questionário aplicado para o levantamento dos conhecimentos prévios e identificação dos subsunçores, foram construídos esses experimentos e depois aplicados em uma turma de primeiro ano do ensino médio. Foram utilizados dois tempos de 50 minutos sendo que o primeiro tempo foi reservado para a parte teórica e o segundo para a parte prática. Na parte teórica foram abordados os elementos de um espelho esférico, construção de imagens em espelhos esféricos, determinação analítica das características das imagens; todos os exemplos citados em sala de aula forma acompanhados de desenhos no quadro negro. Na parte prática após uma breve explicação sobre o manuseio dos experimentos os alunos em grupo montaram os mesmos, e aplicaram os conhecimentos adquiridos na parte teórica. O tempo disponibilizado para realização da aula teórica e prática não foi suficiente, mas o resultado apresentado pelos alunos através do questionário conclusivo foi satisfatório.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERALpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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