Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/8240
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A energia elétrica para a população do campo: uma análise do programa luz para todos
Autor(es)/Inventor(es): Rangel, Lígia Maria Alves de Oliveira
Orientador: Moro, Maristela Dal
Resumo: Analisa o Programa Luz para Todos, implementado pelo Governo Federal, em 2003, como parte da promessa de campanha do governo petista. Para a elaboração deste trabalho utilizamos a pesquisa bibliográfica e documental. Como resultado, observamos que esse programa foi fundamental para diminuir a dívida histórica com a população do campo, visto que 90% das famílias brasileiras sem acesso a energia elétrica, que possuíam renda inferior a 3 (três) salários mínimos, estavam localizadas em áreas de baixo IDH, caracterizando a maioria das famílias em situação de extrema pobreza. O que foi possível constatar com esse trabalho foi que a promessa desse governo em relação à reforma agrária, principalmente no que se refere à desapropriação e assentamentos de famílias sem terra, não foi cumprida. Mas o que se refere à promessa de acesso à energia elétrica para a população do campo, a implementação do Programa Luz para Todos, foi bastante exitoso, pois, garantiu que mais 15 milhões de pessoas na área rural, de todos os estados do país tivessem acesso à energia elétrica.
Palavras-chave: Políticas públicas
Reforma agrária
População rural
Energia elétrica
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL::SERVICO SOCIAL APLICADO::SERVICO SOCIAL DA HABITACAO
Unidade produtora: Escola de Serviço Social
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 22-Set-2017
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: RANGEL, Lígia Maria Alves de Oliveira. A energia elétrica para a população do campo: uma análise do programa luz para todos. 2017. 81 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Aparece nas coleções:Serviço Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LRangel.pdf1.05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.