Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/8266
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: O desenho infantil: uma análise do desenho como fonte de expressão da criança
Author(s)/Inventor(s): Souza, Yule dos Banhos de
Advisor: Fidalgo, Lucia Maria da Cruz
Abstract: Analisa desenhos realizados por crianças em decorrência da questão central “Qual a percepção que as crianças tem da biblioteca escolar que freqüentam?”. Apresenta um breve histórico da Escola Britânica do Rio de Janeiro com unidade na Barra da Tijuca. Descreve-se a importância da freqüência regular à Biblioteca Escolar na vida das crianças, com argumentos que defendem o início dessa prática desde os anos iniciais da vida escolar, por meio da revisão de literatura de diferentes pesquisadores. Aponta a importância do incentivo à leitura com o intuito de formar uma sociedade leitora e crítica no futuro. Enfatiza elementos necessários para uma biblioteca escolar e o importante papel do profissional bibliotecário em uma biblioteca escolar. Analisa os desenhos realizados pelas crianças como resultados e interpretação de acordo com o referencial teórico. Discorre sobre o incentivo dos pais, educadores e bibliotecários para o interesse à ida à biblioteca seja estimulado. Conclui-se que de acordo dos desenhos, esse pode ser um objeto de estudo para o campo científico.
Keywords: Biblioteca escolar
Desenho infantil
Formação de leitores
Bibliotecário escolar
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
Production unit: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 4-Jul-2018
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Restrito
Appears in Collections:Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
YBSouza.pdf795.14 kBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.restrict???


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.