Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/8416
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Solução de crises no sistema financeiro internacional : um estudo sobre a possível contribuição das “criptomoedas”
Autor(es)/Inventor(es): Carvalho, André Felipe Fernandes
Orientador: Leite, Érico Lins
Resumo: Este trabalho objetiva compreender a evolução da estrutura do Sistema Financeiro Internacional (SFI) ao longo dos dois últimos séculos, evidenciando e correlacionando as crises dos sistemas existentes ao longo desse período com as soluções, alterações e inovações emergentes a partir de cada uma delas. Para tal foi realizada uma pesquisa básica, descritiva, qualitativa, indutiva e bibliográfica. A partir da análise dos dados observou-se forte correlação entre grandes crises cambiaisno Sistema Financeiro Internacional com inovações financeiras delas decorrentes. Além disso, foi possível identificar o início de uma nova restruturação significativa no SFI com a introdução das ferramentas dos cripto-ativos (instituída pela criação do bitcoin em 2008, após a crise financeira global do mesmo ano). Por último, propõe-se o avanço no estudo das possíveis soluções e problemas macroeconômicos inerentes à utilização dos cripto-ativos, haja vista seus aspectos inovadoresvis-à-vis as soluções tradicionais até aqui utilizadas para tratar as crises financeiras internacionais.
Palavras-chave: Sistema Financeiro Internacional
Sistemas cambiais
Crises financeiras
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Unidade produtora: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Nov-2018
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AFFCarvalho.pdf674.67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.