Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/8435
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Pesquisa bibliométrica sobre o empreendedorismo internacional junto as bases acadêmicas nacionais com maior valor de impacto no período de 2008 a 2018
Autor(es)/Inventor(es): Menezes, Julia Bello de
Orientador: Pinto, Ana D’arc Maia
Resumo: O presente estudo buscou investigar a produção acadêmica nacional sobre empreendedorismo internacional do período de 2008 a 2018 nos periódicos acadêmicos nacionais com maior valor de impacto. Desta forma para o desenvolvimento deste estudo, buscou-se como recurso metodológico a pesquisa teórico-descritiva com subsídio da análise bibliométrica. Foi constatada a validade da Lei de Lotka na pesquisa desenvolvida, com destaque para os estudos de Yákara Vasconcelos e Walter Moraes sendo estes autores identificados nos últimos dez anos com um volume extremamente expressivo, abarcando 60% de toda a produção nacional. Considerando o estudo por subáreas, foram identificadas produções voltadas para o tema, nos seguintes campos de conhecimento: inovação, estratégia, redes de relacionamento e motivação. Estas subáreas juntas representam aproximadamente 60% de toda a produção acadêmica, o que evidencia o fato inerente de que no contexto acadêmico nacional o tema do empreendedorismo internacional ainda é um campo de estudos com atributos eminentemente homogêneos, o que deveras é preocupante frente a uma área de estudos tão diversa e promissora.
Palavras-chave: Empreendedorismo internacional
Produção cientítica nacional
Bibliometria
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Unidade produtora: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Dez-2018
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JBMenezes.pdf449.95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.