Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/852
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Marketing de relacionamento: a percepção dos clientes sobre o Pão de Açúcar na zona oeste do Rio de Janeiro
Author(s)/Inventor(s): Menezes, Ana Ariel Rodriguez-arras
Advisor: Almeida, Alda Rosana Duarte de
Abstract: Considerando a importância do desenvolvimento do marketing de relacionamento como essencial para vantagem competitiva e a escassez das empresas que se preocupam com essa área, este trabalho se propôs a descrever e analisar o marketing de relacionamento que o supermercado Pão de Açúcar comunica praticar e a percepção dos clientes sobre isso, tomando como base a teoria a respeito do tema. Para tal, foram realizadas pesquisas tanto qualitativas quanto quantitativas no intuito de avaliar o objetivo do estudo. Os resultados, obtidos a partir dos 78 respondentes clientes do programa Mais, indicam que os eles reconhecem o marketing de relacionamento praticado pelo supermercado, como também, apontam como uma qualidade e um diferencial em relação aos demais. Entretanto, apesar dessa constatação, as práticas atuais do Pão de Açúcar não estão sendo suficientes para a fidelização, provavelmente pelas diversas falhas apontadas nas pesquisas. Então, de uma forma geral, o supermercado está caminhando para um bom relacionamento com seus clientes, mas ainda precisa reformular algumas ações e melhorar os pontos de insatisfação dos seus clientes.
Keywords: Marketing de relacionamento
Fidelização
Varejo
Supermercado
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Production unit: Escola de Comunicação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 8-Jul-2015
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: MENEZES, Ana Ariel Rodriguez-arraz. Marketing de Relacionamento: a percepção dos clientes sobre o Pão de Açúcar na zona oeste do Rio de Janeiro. 2015. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
Appears in Collections:Comunicação - Publicidade

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AMenezes.pdf1.12 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.