Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/859
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Place brading: qual é a marca do Rio
Autor(es)/Inventor(es): Cassano, Carina Curzio
Orientador: Almeida, Alda Rosana Duarte de
Resumo: O avanço tecnológico contribuiu para a unificação do espaço fazendo com que as localidades se globalizassem. Como consequência, percebe-se a homogeneização das regiões, que perdem seus significados particulares transformando-se em internacionais e anônimas. Diante dessa padronização, para que não sejam apenas mais um, os lugares precisam se posicionar e tendem a fortalecer suas identidades, pois assim como produtos e serviços, eles também competem para serem escolhidos e admirados. Nesse estudo, compreendem-se as teorias de place branding e verifica-se se estão sendo ou não aplicadas à cidade do Rio de Janeiro. Para isso foi realizada a análise de algumas marcas presentes no município, principalmente a da atual prefeitura e a Rio 450 anos, além de uma pesquisa qualitativa, a qual possibilitou explorar a imagem, representatividade e senso de pertencimento dos cariocas diante delas. Na investigação foi possível descobrir que não há uniformidade na identidade do Rio e que os cariocas não se sentem representados por essas marcas.
Palavras-chave: Place branding
Marcas de cidade
Identidade
Variedade
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 4-Mar-2016
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: CASSANO, Carina Curzio. Place branding: qual é a marca do Rio. 2016. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
Aparece nas coleções:Comunicação - Publicidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CCassano.pdf1.04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.