Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/9234
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A aquisição da Alellyx e da Canavialis pela Monsanto: análise sob a ótica da política de concorrência e da política de inovação
Autor(es)/Inventor(es): Freire, João Augusto Ferreira
Orientador: Pires-Alves, Camila Cabral
Coorientador: Gonzalo, Manuel
Resumo: Esta monografia tem como objetivo avançar na discussão da inovação no âmbito da Política de Defesa da Concorrência, particularmente, em casos de aquisições de startups. Uma startup é uma firma jovem que apresenta um modelo de negócios disruptivo, que introduz ou busca introduzir inovações disruptivas, em termos de processos e produtos.Segundo a teoria econômica, a inovação é de extrema importância para o desenvolvimento e o bem-estar econômico. Entretanto, apesar de essas operações apresentarem elevado potencial prócompetitivo, o aparato da política antitruste não é totalmente adequado para análise e determinação dos efeitos anticompetitivos de atos de concentração em mercados que envolvam a inovação como variável concorrencial, ou a aquisição destartups, mais especificamente. Nesses termos, realizou-se uma revisão da literatura que relaciona concorrência e inovação, procurando maneiras eficientes de avaliar os impactos concorrenciais de tais operações. Ademais, aquisições deste tipo de firma também podem levantar questões relacionadas à política de inovação e ao desenvolvimento de setores estratégicos para economias em desenvolvimento. Neste trabalho,realiza-se um estudo de caso sobre a aquisição da Alellyx e da Canavialis pela Monsanto, no setor de biotecnologia, procurando determinar os efeitos da operação sobre a concorrência e a inovação de acordo com a literatura antitruste e de política de inovação apresentada, apontando para uma possível interação entre as duas políticas.
Palavras-chave: Startups
Inovação
Política de concorrência
Análise de atos de concentração
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Unidade produtora: Instituto de Economia
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Jan-2019
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Ciências Econômicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JAFFreire.pdf350.34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.