Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/10008
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Análise experimental e numérica da utilização de reforço de fibras de aço no controle da fissuração do concreto nas primeiras idades
Autor(es)/Inventor(es): Colimodio, Vitor de Souza
Tutor: Pfeil, Michèle Schubert
Tutor : Silvoso, Marcos Martinez
Resumen: Em estruturas massivas de concreto, o controle da fissuração ganha especial importância em razão das tensões térmicas geradas com o calor de hidratação, requerendo medidas para evitar a fissuração nas primeiras idades. Com isto, este trabalho pretende avaliar o benefício do reforço de fibras de aço no controle da fissuração de estruturas de concreto. Foram realizados ensaios mecânicos num concreto reforçado com fibras de aço, em frações volumétricas de 0,5% e 1,0%, que permitiram analisar a evolução do módulo de elasticidade, das resistências à compressão e à tração na flexão e da tenacidade sob compressão e sob flexão, com relação ao tempo, comparando-se tais resultados com os de um concreto de referência. A mistura com fração volumétrica de 1,0% de fibras de aço foi a que apresentou maior resistência à tração na flexão e maior tenacidade e a referência foi a que apresentou maior resistência à compressão. Foi aplicada uma metodologia de avaliação experimental da fissuração do concreto, em escala de laboratório, da qual se obtiveram parâmetros para avaliar o benefício do reforço com fibras de aço ao concreto numa estrutura real, através da análise numérica do seu comportamento termo-químico-mecânico. Nesta análise, foram verificados benefícios com o reforço de fibras de aço ao concreto, mas também a importância da avaliação de outros parâmetros de execução.
Materia: Concreto reforçado com fibras de aço
fissuração do concreto
modelagem numérica
Materia CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL
Unidade de producción: Escola Politécnica
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: ago-2013
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Engenharia Civil

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
monopoli10008187.pdf3.94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.