Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/10188
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A interdição civil de idosos na contemporaneidade: reflexões e contribuições do trabalho do serviço social no Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro
Autor(es)/Inventor(es): Andrade Filho, Antonio
Orientador: Repetti, Gustavo Javier
Resumo: Evidencia o fenômeno do envelhecimento demográfico ocorrido em escala mundial e analisa como a sociedade burguesa enxerga o trabalhador envelhecido, de que forma que as desigualdades fundantes dessa sociabilidade serão determinantes no modo de envelhecer da classe trabalhadora, a qual engendrou a luta por políticas sociais que atendam as suas especificidades. A pesquisa tem como objetivos gerais: analisar a ação de interdição civil de idosos no Brasil na contemporaneidade e identificar as possíveis contribuições do trabalho do Serviço Social Ministerial como assessoria técnica às Promotorias de Justiça de Proteção ao Idoso e à Pessoa com Deficiência – Núcleo da Capital, especialmente nos casos em que é requisitado ao assistente social um parecer sobre a aplicação dessa medida judicial, considerada como um dispositivo de proteção social daqueles que não são capazes de exercer os atos da vida civil. Para tanto foram analisados alguns procedimentos administrativos instaurados pelo Ministério Público. Utilizamos a metodologia de pesquisa bibliográfica e documental, além de alguns relatos oriundos da experiência de estágio curricular em Serviço Social, realizado no período compreendido entre setembro de 2014 a março de 2016.
Palavras-chave: Envelhecimento
Idosos
Política social
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL::SERVICO SOCIAL APLICADO
Unidade produtora: Escola de Serviço Social
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 19-Abr-2016
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: ANDRADE FILHO, Antonio. A interdição civil de idosos na contemporaneidade: reflexões e contribuições do trabalho do serviço social no Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro. 2016. 111 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
Aparece nas coleções:Serviço Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AAFilho.pdf1.52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.