Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/10206
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A responsabilidade civil por dano ao meio ambiente
Autor(es)/Inventor(es): Guedes, Daniele Almeida
Orientador: Silva, Leandro Ribeiro da
Resumo: A questão analisada é a responsabilidade civil decorrente de dano ao meio ambiente. Para elucidar esta questão, então, o instituto da responsabilidade civil é objeto preliminar de apreciação, estabelecendo sua conceituação e sua evolução através do tempo. Ainda quanto a este significativo instituto de direito civil, são estabelecidos seus elementos essenciais, pressupostos e espécies, pois será a partir do pleno entendimento destes institutos que será construída a fundamentação da responsabilidade civil em caso de dano ambiental. Na segunda parte, são tratados os aspectos do meio ambiente e de sua tutela jurídica, com a fixação do conceito de meio ambiente e o modo pela qual se desenvolve a tutela jurídica deste através do próprio estudo do direito ambiental e dos instrumentos de tutela jurisdicional dos interesses difusos. Já na terceira parte é analisada a responsabilização por dano ambiental, com o estabelecimento da amplitude e das especificidades da responsabilidade pelo meio ambiente na doutrina e jurisprudência brasileiras, através da conceituação de dano ambiental e da competência para legislar sobre ele. E, finalmente, na quarta e última parte, é objeto de estudo, especificamente, o âmbito civil da responsabilidade por dano ao meio ambiente, estabelecendo os contornos e peculiaridades existentes no ordenamento jurídico brasileiro. São, também, objetos de análise a responsabilidade objetiva do poluidor e a possibilidade de incidência de excludentes e os modos de reparação do dano ambiental. Como conclusão, enfatiza-se a importância da questão ambiental, já que a proteção dada ao meio ambiente salvaguarda os valores mais importantes da pessoa humana, como a saúde e o bem-estar. Por fim, frisa-se a importância da implantação de uma educação ambiental em todos os níveis de ensino, abrangendo a comunidade em termos gerais e, ainda, a relevância da implantação, por parte do Poder Público, de uma política ambiental adequada às atuais necessidades.
Palavras-chave: Responsabilidade Civil
Dano
Meio ambiente
Civil liability
Damage
Environment
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PRIVADO::DIREITO CIVIL
Unidade produtora: Faculdade Nacional de Direito
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2008
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: GUEDES, Daniele Almeida. A responsabilidade civil por dano ao meio ambiente. 2008. 99 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.
Aparece nas coleções:Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DAGuedes.pdf550.72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.