Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/10252
Type: Dissertação
Title: Uma meta-heurística Adaptive Large Neighborhood Search com mecanismos de paralelismo, detecção de estagnação e perturbações para o problema de roteamento de veículos com frota heterogênea, periódico e Multi-Trips
Author(s)/Inventor(s): Vieira, Bruno Salezze
Advisor: Ribeiro, Glaydston Mattos
Abstract: A atribuição e o planejamento de rotas de veículos são problemas importantes envolvidos nas cadeias de suprimentos. Em ambiente real é comum encontrar situações que envolvam uma quantidade muito grande de clientes ou de restrições que consequentemente fogem do alcance de métodos exatos. Neste contexto, este trabalho apresenta uma meta-heurística capaz de resolver algumas variantes do problema de roteamento de veículos (PRV) combinadas: o PRV capacitado com frota heterogênea, o PRV periódico e o PRV com multi-trips. A meta-heurística escolhida, denominada Adaptive Large Neighborhood Search (ALNS), combina a força de estratégias bem-sucedidas na literatura como busca em vizinhança ampla e mecanismos adaptativos e também novos mecanismos como paralelismo, detecção de estagnação e perturbações. O ALNS foi implementado de tal maneira que todas as variantes do PRV citadas pudessem ser resolvidas sem alterações de código. Os resultados obtidos, em diversas instâncias propostas na literatura foram satisfatórios, mostrando o bom desempenho do método proposto.
Abstract: The planning of vehicle routes is a major issue involved in supply chains. In real environment we can find situations involving a very large number of clients or constraints witch indicate that exact methods should be avoided. In this context, this work presents an metaheuristic for solving some variants of the vehicle routing problem (VRP): Heterogeneous VRP, VRP Periodic and VRP with multi-trips. The metaheuristic chosen, called Adaptive Large Neighborhood Search (ALNS), combines the power of successful strategies in the literature as a large neighborhood search and adaptive mechanisms with new features such as parallelism, detection of stagnation and perturbations. Our ALNS was implemented in such a way that all variants of the VRP are solved without changes in the code. The results for several instances proposed in the literature are satisfactory, showing the good performance of the approach.
Keywords: Engenharia de transportes
Roteamento de veículos
Frota mista
Roteamento de veículos periódico
Multi-Trip
Meta-heurística
Subject CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTES
Program: Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes
Production unit: Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Feb-2017
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Engenharia de Transportes

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
877218.pdf590.91 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.