Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/10274
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Estudo dos efeitos da variação do teor de umidade dos sedimentos oriundos do campo de Dunas do Peró, Cabo Frio, RJ, na resistência ao cisalhamento direto e simulação em túnel de vento
Autor(es)/Inventor(es): Peçanha, Vanessa dos Santos
Tutor: Borges, Andrea Ferreira
Resumen: Campos de dunas costeiros, além de comporem um ecossistema com fauna e flora únicos, são fundamentais para a manutenção da dinâmica de um sistema costeiro, servindo não só como reservatório de sedimentos arenosos para o ambiente praial, mas também como proteção dos ambientes posteriores contra processos erosivos eólicos e efeitos da névoa da salina. Dada sua importância, a preservação de tais ambientes se faz muito necessária. Para que os esforços de preservação sejam efetivos é preciso compreender como fenômenos naturais e antrópicos podem influenciar no desenvolvimento e migração de dunas costeiras. Este estudo pretende compor com diversos outros projetos já realizados sobre caracterização, análise e avaliação das condições de erodibilidade das Dunas do Peró (Cabo Frio, RJ). O objetivo deste trabalho é avaliar a influência da variação dos parâmetros de umidade e velocidade do vento sobre a erodibilidade das dunas do Peró. Tendo em vista que a resistência a erosão é condicionada pela coesão dos grãos, uma maneira de aferi-la é por meio de ensaios de resistência ao cisalhamento. Para tanto, foram realizados ensaios de cisalhamento direto sem carregamento normal. Sabemos que em materiais arenosos, como é o caso das amostras deste estudo, a resistência ao cisalhamento sem atuação da tensão normal depende da coesão aparente dos grãos, resultante da pressão capilar da água e da sucção osmótica, que se dá de acordo com teores de umidade e salinidade de um solo úmido. A fim de avaliar a mobilidade dos sedimentos arenosos, também foram realizados ensaios em escala reduzida um túnel de vento subsônico utilizando a amostra com teor natural de sais.
Materia: Dunas costeiras
Dunas do Peró
Resistência ao cisalhamento
Salinidade
Sucção osmótica
Coesão aparente
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS::GEOLOGIA
Unidade de producción: Instituto de Geociências
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 2019
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Geologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
PEÇANHA, V.S.pdf2.02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.