Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/10368
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Serviço Social no Brasil e as particularidades da construção de sua imagem profissional
Autor(es)/Inventor(es): Alves, Alyne Corrêa
Orientador: Ortiz, Fátima da Silva Grave
Resumo: Apresenta as particularidades da emergência da imagem social da profissão. Parte-se da perspectiva histórico-crítica para compreender tal processo e respeita os processos sócio-históricos ocorridos na sociedade. A era monopólica impõe novas configurações à sociedade, dentre elas, o papel do Estado a partir da intervenção estratégica nas sequelas da “questão social” por meio de políticas sociais. É a partir desse contexto que é possível compreender a emergência do Serviço Social. Pois o mesmo surge para atuar frente à dominação político-ideológica. No Brasil, há algumas peculiaridades do capitalismo monopolista, observa-se um modelo de desenvolvimento desigual e combinado. Todas essas características refletem na emergência da profissão no país, como por exemplo, a construção de uma determinada imagem social imbricada a uma autoimagem profissional nos primórdios da profissão. Este trabalho tem por objetivo explicitar as particularidades da emergência da imagem social da profissão, e apresentará os elementos que contribuíram para a nova imagem profissional construída nos últimos anos.
Palavras-chave: Etiqueta profissional
Política social
Questão social no trabalho
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL::SERVICO SOCIAL APLICADO::SERVICO SOCIAL DO TRABALHO
Unidade produtora: Escola de Serviço Social
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2016
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: ALVES, Alyne Corrêa. Serviço social no Brasil e as particularidades da construção de sua imagem profissional. 2016. 78 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
Aparece nas coleções:Serviço Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ACAlves.pdf706.19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.