Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/10446
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A Responsabilidade Civil do fornecedor pelo fato do produto nas relações consumeristas
Autor(es)/Inventor(es): Dias, Rodrigo Teixeira
Orientador: Hora, Lorenzo Martins Pompilio da
Resumo: A presente monografia procurará demonstrar através de princípios constitucionais e da análise do Código de Defesa do consumidor a evolução da responsabilização do fornecedor nas relações de consumo. Para melhor compreensão do tema, a primeira parte volta-se à análise dos aspectos acerca da responsabilidade civil, abordando o tema de forma a mostrar sua evolução e o que a mesma deixou para o fomento da relação consumerista que temos hoje. Ainda na primeira parte serão abordados os princípios que regem as relações de consumo, mostrando como eles podem influenciá-la. Na segunda parte da monografia entramos nos capítulos que mais diretamente falam sobre a responsabilidade civil pelo fato do produto e todos os elementos formadores destas relação. A Parte II é dividida em sete capítulos que abordam respectivamente a definição da relação de consumo, consumidor, fornecedor, produto, responsabilidade pelo fato do produto e as causas de exclusão da responsabilidade. Após a designação dos temas anteriores é dado o desfecho deste trabalho em uma conclusão que remete a evolução do tema no tempo e ressalta os aspectos mais relevantes de forma bem objetiva e elucidativa.
Palavras-chave: Fornecedor
Consumidor
Produto
Relação de Consumo
Hipossuficiência
Boa-fé
Responsabilidade Civil Objetiva
Fato do Produto
Vendor
Consumer
Product
Relationship of Cosumo
Hipossuficiência
Good faith
Liability Objetiva
Material Product
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PRIVADO
Unidade produtora: Faculdade Nacional de Direito
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2008
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: DIAS, Rodrigo Teixeira. A Responsabilidade Civil do fornecedor pelo fato do produto nas relações consumeristas. 2008. 84 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.
Aparece nas coleções:Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RTDias.pdf696.01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.