Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/1044
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Uma análise da volatilidade do setor elétrico brasileiro na crise de 2012: um estudo empírico utilizando Modelos Garch
Autor(es)/Inventor(es): Rockert, Alan dos Santos
Orientador: Boff, Hugo Pedro
Resumo: A Medida Provisória 579 de 2012 alterou o padrão de remuneração das geradoras e transmissoras de energia elétrica, de forma a não ser atrativa para o capital privado, desencadeando uma forte queda do valor das ações dessas concessionárias em um período de hidrologia desfavorável. Esse trabalho utiliza modelos GARCH para investigar sobre a volatilidade no Setor Elétrico Brasileiro durante a crise do ano de 2012. Foi utilizado como benchmark setorial o Índice de Energia Elétrica da BMF & BOVESPA, entre os anos de 2009 e 2013. Os resultados encontrados indicaram algumas características na série durante a crise, quais sejam: um aumento na volatilidade, efeitos assimétricos e clustering mais significativos, e uma queda na relação risco e retorno, devido à média dos retornos terem ficado negativo no período de maior risco - maior volatilidade.
Palavras-chave: Setor elétrico
Volatilidade
Crise financeira
Modelos GARCH
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Unidade produtora: Instituto de Economia
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Mar-2016
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Ciências Econômicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ASRockert.pdf3.32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.