Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/10462
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: O processo e o ritual: discursos e práticas de diferenciação de usuários e traficantes por operadores do direito no Rio de Janeiro
Author(s)/Inventor(s): Cypreste, Artur Dalla
Advisor: Xavier, José Roberto Franco
Abstract: A análise de entrevistas de sete operadores do direito permite compreender a problemática diferenciação entre usuários e traficantes de drogas que se faz a partir da lei 11.343 de 2006. Como esta problemática tem abrangido pessoas com perfis diferentes daqueles que são tradicionalmente acusados por envolvimento com o crime de tráfico de drogas, e como a ação policial e o Poder Judiciário, em razão do caráter ambíguo da Lei de Drogas, reproduzem em suas ações a concepção negativa que existe em torno do traficante de drogas, e, em muitos casos, atendem a interesses pessoais em detrimento do interesse público. Para tanto, os agentes do estado fazem uso de um grande número de recursos discursivos e normativos, muitas vezes se apoiando em fatos midiáticos para orientar suas ações.
Keywords: Traficante
Usuários
Drogas
Dealer
Users
Drugs
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO PENAL
Department : Faculdade Nacional de Direito
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Jul-2017
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: CYPRESTE, Artur Dalla. O processo e o ritual: discursos e práticas de diferenciação de usuários e traficantes por operadores do direito no Rio de Janeiro. 2017. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Appears in Collections:Direito

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ADCypreste.pdf484,29 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.