Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/10462
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: O processo e o ritual: discursos e práticas de diferenciação de usuários e traficantes por operadores do direito no Rio de Janeiro
Autor(es)/Inventor(es): Cypreste, Artur Dalla
Orientador: Xavier, José Roberto Franco
Resumo: A análise de entrevistas de sete operadores do direito permite compreender a problemática diferenciação entre usuários e traficantes de drogas que se faz a partir da lei 11.343 de 2006. Como esta problemática tem abrangido pessoas com perfis diferentes daqueles que são tradicionalmente acusados por envolvimento com o crime de tráfico de drogas, e como a ação policial e o Poder Judiciário, em razão do caráter ambíguo da Lei de Drogas, reproduzem em suas ações a concepção negativa que existe em torno do traficante de drogas, e, em muitos casos, atendem a interesses pessoais em detrimento do interesse público. Para tanto, os agentes do estado fazem uso de um grande número de recursos discursivos e normativos, muitas vezes se apoiando em fatos midiáticos para orientar suas ações.
Palavras-chave: Traficante
Usuários
Drogas
Dealer
Users
Drugs
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO PENAL
Unidade produtora: Faculdade Nacional de Direito
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Jul-2017
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: CYPRESTE, Artur Dalla. O processo e o ritual: discursos e práticas de diferenciação de usuários e traficantes por operadores do direito no Rio de Janeiro. 2017. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Aparece nas coleções:Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ADCypreste.pdf484.29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.