Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/10480
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A mediação como meio de resolução de conflitos familiares
Autor(es)/Inventor(es): Silva, Ananda Fagundes da
Orientador: Rodrigues, Walter dos Santos
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso apresenta o tema do uso da mediação como meio para resolução de conflitos familiares, visto que esta técnica busca restabelecer a comunicação entre as partes envolvidas em um impasse, tratando especificamente da mediação como meio de resolução de controvérsias familiares. A necessidade de se estudar mais profundamente a mediação de conflitos se impõe em virtude do crescimento dessa prática, mundialmente utilizada como meio de solução consensual de disputas. O estudo descreve, inicialmente, sobre a mediação e suas características. Em seguida aborda-se a mediação no conflito familiar, demonstrando suas peculiaridades, procurando ao final, concluir pela sua aplicabilidade e viabilidade em casos de direito de família. Por fim, irá abordar o papel e o limite do judiciário na resolução dos conflitos familiares, retratando os principais problemas enfrentados pelo Poder Judiciário, e a necessidade de se adotar formas alternativas de solução de conflitos, em busca de celeridade e efetividade.
Palavras-chave: Mediação
Solução de Conflitos
Família
Mediação Familiar
Conflitos Familiares
Mediation
Conflict Resolution. Family
Family Mediation
Family Conflicts
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PRIVADO::DIREITO CIVIL
Unidade produtora: Faculdade Nacional de Direito
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Jul-2017
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: SILVA, Ananda Fagundes da. A mediação como meio de resolução de conflitos familiares. 2017. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Aparece nas coleções:Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AFSilva.pdf331.5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.