Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/10529
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Os impactos dos agrotóxicos na saúde dos trabalhadores rurais no cultivo do fumo no município de Santa Cruz do Sul (RS)
Author(s)/Inventor(s): Homerding, Vanessa Witcel
Advisor: Cavalcanti, Cecília Paiva Neto
Abstract: Estuda os impactos dos agrotóxicos na saúde dos trabalhadores rurais produtores de fumo no município de Santa Cruz do Sul, no Rio grande do Sul. O município se localiza no Vale do Rio Pardo, região que tradicionalmente trabalha com o plantio do fumo, e se destaca por ter os maiores índices de suicídio do país. É um estudo exploratório de base qualitativa, foram realizadas pesquisa bibliográfica e de campo, com entrevistas semi estruturadas desenvolvidas com os trabalhadores produtores de fumo e profissionais da saúde. O trabalho está estruturado em três capítulos, sendo o primeiro um apanhado mais geral, contextualizando o agronegócio e a produção de fumo no Brasil, o segundo capítulo busca apresentar o município de Santa Cruz do Sul, suas características e a produção de fumo na mesma, o terceiro procura fazer um dialogo com as entrevistas realizadas. O Brasil é desde 2009 o maior consumidor de agrotóxicos do mundo, e o fumo é uma das culturas que mais utiliza agrotóxicos para a produção, sendo a região estudada uma das recordistas brasileiras na quantidade de agrotóxico por hectare, oque leva Santa Cruz do Sul e os municípios vizinhos, a serem também recordistas nos índices de suicídio do país. O objetivo de conhecer melhor a realidade das famílias que trabalham com a fumicultura e os impactos que os agrotóxicos trazem para a vida dessas pessoas nos levou a entender que o suicídio é apenas uma das consequências que o trabalho com os agroquímicos pode trazer, pois os impactos são muito maiores, incalculáveis para a saúde, econômicas, sociais e culturais. Além de uma motivação pessoal em estudar esse tema pela vivência e relação da família com o mesmo.
Keywords: Saúde do trabalhador
Assistência social
Trabalhadores rurais
Agrotóxicos
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL::SERVICO SOCIAL DA SAUDE
Production unit: Escola de Serviço Social
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2015
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: HOMERDING, Vanessa Witcel. Os impactos dos agrotóxicos na saúde dos trabalhadores rurais no cultivo do fumo no município de Santa Cruz do Sul -RS. 2015. 78 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
Appears in Collections:Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VWHomerding.pdf721.81 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.