Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/10539
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: A percepção dos professores da Rede Municipal do Rio de Janeiro sobre a inserção do ensino de direito constitucional nas escolas
Author(s)/Inventor(s): Carvalho, Natália Pereira de
Advisor: Xavier, José Roberto Franco
Abstract: O presente trabalho busca compreender a percepção dos professores da Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro, especificamente das chamadas Escolas do Amanhã – Ginásio Carioca de Campo Grande-RJ, acerca da eventual inserção do conteúdo de direito constitucional no currículo escolar. Inicialmente, pretende-se avaliar os projetos de Lei que tramitam na Câmara dos Deputados e no Senado Federal com o objetivo de modificar a Lei nº 9394/1996, para introdução do tema de direito constitucional no cenário escolar e a motivação dos parlamentares para apresentação de tais propostas. O trabalho também almeja analisar o papel da escola como espaço de incentivo ao desenvolvimento educacional do aluno como cidadão consciente dos seus direitos e deveres e de suas potencialidades transformadoras em sociedade. Uma vez que os docentes serão os atores sociais mais afetados com eventual previsão curricular de ensino do direito constitucional das escolas, foram coletados dados, por meio de entrevista, para análise das suas percepções sobre a entrada de um novo conteúdo nas escolas, a fim de permitir reflexões sobre as contribuições e desafios que o ensino de direito constitucional pode propiciar para o espaço escolar como um todo, seja em relação aos alunos, professores e direção.
Keywords: Ensino de Direito Constitucional
Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional
Educação para cidadania
Professores da Rede Municipal do Rio de Janeiro
Teaching of Constitutional Law
Law of Guidelines and Bases of National Education
Education for citizenship
Teachers of the Municipal Network of Rio de Janeiro
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO CONSTITUCIONAL
Production unit: Faculdade Nacional de Direito
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Jul-2017
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: CARVALHO, Natália Pereira de. A percepção dos professores da Rede Municipal do Rio de Janeiro sobre a inserção do ensino de direito constitucional nas escolas. 2017. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Appears in Collections:Direito

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NPCarvalho.pdf432.85 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.