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dc.contributor.advisorGarcia, Joana Angélica Barbosa-
dc.contributor.authorRodrigues, Sidney Duarte-
dc.date.accessioned2019-11-22T15:06:04Z-
dc.date.available2023-12-21T03:01:37Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Sidney Duarte. Escola inclusiva: uma intenção de ruptura em favor da criança com deficiência. 2016. 51 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/10555-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPessoa com deficiênciapt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.titleEscola inclusiva: uma intenção de ruptura em favor da criança com deficiênciapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9449921531811959pt_BR
dc.description.resumoAnalisa alguns recortes da realidade da rede regular de ensino, no tocante à inclusão de crianças e jovens que apresentam algum tipo de deficiência. Como também, refletir sobre um novo paradigma no sistema educacional, no qual acreditamos que a ética a ser construída necessita contemplar o outro com um olhar inovador, ampliando a compreensão e o respeito à diversidade, fazendo da alteridade um caminho para profundas reflexões diante da complexidade das relações sociais. As análises elencadas neste trabalho, revelaram que as prerrogativas da escola inclusiva ainda estão muito distantes da realidade brasileira, uma vez que profundas mudanças políticas e ideológicas se fazem necessárias para que possamos ter uma escola realmente para todos os alunos (as). A metodologia utilizada para a construção deste trabalho, se estruturou através de pesquisa bibliográfica, consulta a artigos e leis ligados ao tema pela internet e uma pesquisa empírica, feita numa Instituição privada de ensino regular, onde fizemos uso de um questionário com perguntas fechadas. Os resultados evidenciaram que há muito por fazer, que só fomentar o acesso das pessoas com deficiência na rede regular de ensino, não é suficiente para desenvolver e efetivar uma escola verdadeiramente inclusiva.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Serviço Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL::SERVICO SOCIAL APLICADO::SERVICO SOCIAL DA EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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