Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/10555
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Escola inclusiva: uma intenção de ruptura em favor da criança com deficiência
Autor(es)/Inventor(es): Rodrigues, Sidney Duarte
Tutor: Garcia, Joana Angélica Barbosa
Resumen: Analisa alguns recortes da realidade da rede regular de ensino, no tocante à inclusão de crianças e jovens que apresentam algum tipo de deficiência. Como também, refletir sobre um novo paradigma no sistema educacional, no qual acreditamos que a ética a ser construída necessita contemplar o outro com um olhar inovador, ampliando a compreensão e o respeito à diversidade, fazendo da alteridade um caminho para profundas reflexões diante da complexidade das relações sociais. As análises elencadas neste trabalho, revelaram que as prerrogativas da escola inclusiva ainda estão muito distantes da realidade brasileira, uma vez que profundas mudanças políticas e ideológicas se fazem necessárias para que possamos ter uma escola realmente para todos os alunos (as). A metodologia utilizada para a construção deste trabalho, se estruturou através de pesquisa bibliográfica, consulta a artigos e leis ligados ao tema pela internet e uma pesquisa empírica, feita numa Instituição privada de ensino regular, onde fizemos uso de um questionário com perguntas fechadas. Os resultados evidenciaram que há muito por fazer, que só fomentar o acesso das pessoas com deficiência na rede regular de ensino, não é suficiente para desenvolver e efetivar uma escola verdadeiramente inclusiva.
Materia: Pessoa com deficiência
Educação inclusiva
Educação especial
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL::SERVICO SOCIAL APLICADO::SERVICO SOCIAL DA EDUCACAO
Unidade de producción: Escola de Serviço Social
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 2016
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : RODRIGUES, Sidney Duarte. Escola inclusiva: uma intenção de ruptura em favor da criança com deficiência. 2016. 51 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
Aparece en las colecciones: Serviço Social

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SDRodrigues.pdf798.39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.