Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/10560
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | A contradição dos direitos sociais em escolas da Maré: o que revelam os diários de campo no estágio |
Author(s)/Inventor(s): | Santo, Jordana Farias do Espírito |
Advisor: | Siqueira, Luana de Souza |
Abstract: | Analisa a contradição dos direitos sociais em duas escolas do complexo da maré, através dos registros do diário de campo, como instrumento de pesquisa, escrito durante o período de estágio supervisionado nas escolas Armando Salles e IV Centenário, a partir do Serviço Social. Para tal utilizamos artigos da Constituição Federal de 1988, Estatuto da criança e do adolescente de 1990, Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 1996, bem como autores que discutem Serviço Social, o modo de produção capitalista e educação como Ivo Tonet e István Mészáros. Observamos as múltiplas expressões da “questão social”, precariedade e a ausência de direitos sociais nas escolas e na relação social da família dos alunos. |
Keywords: | Direitos sociais Assistência social Assistentes sociais |
Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL::SERVICO SOCIAL APLICADO::SERVICO SOCIAL DA EDUCACAO |
Production unit: | Escola de Serviço Social |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | 2015 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Citation: | SANTO, Jordana Farias do Espirito. A contradição dos direitos sociais em escolas da maré: o que revelam os diários de campo no estágio. 2015. 89 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015. |
Appears in Collections: | Serviço Social |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
JFESanto.pdf | 682.09 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.