Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/10564
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Juventude e trabalho: análise das contribuições e dos impactos dos programas de aprendizagem profissional
Autor(es)/Inventor(es): Nascimento, Tatiana Fideles do
Orientador: Morgado, Rosana
Resumo: As novas configurações do mundo do trabalho oriundas da restruturação produtiva e das investidas neoliberais trazem consequências específicas à classe trabalhadora, especificamente aos jovens trabalhadores que sentem estas nas suas formas mais cruéis. O desemprego juvenil e a dificuldade de permanência desta população no mercado de trabalho levaram o poder público a formular políticas públicas tendo como eixo central a capacitação e profissionalização dos jovens. A política de aprendizagem profissional é uma importante iniciativa neste segmento, instituída pela lei 10.097/00, esta visa à iniciação profissional e transição dos jovens da escola para o mercado de trabalho. O presente tem como objetivo analisar os impactos e contribuições dos programas de aprendizagem profissional na vida dos aprendizes após seus desligamentos. Em especial, verificar a relevância destes para uma inserção mais qualificada dos jovens no mercado de trabalho. Para isto, utilizamos dados quantitativos e qualitativos de dois programas da Associação Beneficente São Martinho, o Fazendo e Aprendendo II e o Mundo do Trabalho. Com o resultado final desta monografia buscamos suscitar a elaboração de mais estudos e pesquisa nas áreas da juventude e trabalho no Serviço Social.
Palavras-chave: Inclusão social
Juventude
Mercado de trabalho
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL::SERVICO SOCIAL APLICADO::SERVICO SOCIAL DO TRABALHO
Unidade produtora: Escola de Serviço Social
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2016
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: NASCIMENTO, Tatiana Fideles do. Juventude e trabalho: análise das contribuições e dos impactos dos programas de aprendizagem profissional. 2016. 70 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
Aparece nas coleções:Serviço Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TFNascimento.pdf711.13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.