Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/10642
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Discriminação de gênero no mercado de trabalho brasileiro: entre as leis e a realidade
Autor(es)/Inventor(es): Santos, Iara Amora dos
Tutor: Mendes, Daniela Ribeiro
Resumen: Analisam-se as discriminações de gênero vivenciadas pelas mulheres no mercado de trabalho brasileiro e seu descompasso com a legislação vigente em nosso país, bem como apresenta um panorama das políticas públicas e ações realizadas em prol da efetivação dos direitos das mulheres trabalhadoras. Para isto, inicia-se o trabalho com o acompanhamento da evolução normativa da proteção ao direito do trabalho das mulheres no Brasil. Desde o aparecimento das primeiras normas nacionais e convenções ratificadas pelo Brasil, no inicio do século XX, até as normas atuais a respeito da proteção da mulher e combate a discriminações de gênero no mundo do trabalho. Na segunda parte são apresentadas algumas políticas públicas e ações de efetivação a legislação de proteção a mulher no mercado de trabalho brasileiro, desenvolvidas a partir de 1985, através da análise da atuação (i) do Poder Executivo, (ii) do Poder Judiciário, através do Ministério Público do Trabalho, (iii) da sociedade civil, através dos movimentos feminista e sindical e, (iv) da Organização Internacional do Trabalho. A terceira parte dedica-se ao conhecimento do trabalho de uma organização não governamental, no Estado do Rio de Janeiro, de promoção aos direitos das mulheres trabalhadoras.
Materia: Discriminação de Gênero
Mercado de Trabalho
Proteção normativa
Políticas públicas
Organizações não governamentais
Discrimination of gender
Job Market
Protection normative
Publics Politics
Non-governmental organizations
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PRIVADO::DIREITO DO TRABALHO
Unidade de producción: Faculdade Nacional de Direito
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 2008
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : SANTOS, Iara Amora dos. Discriminação de gênero no mercado de trabalho brasileiro: entre as leis e a realidade. 2008. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.
Aparece en las colecciones: Direito

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
IASantos.pdf458.14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.