Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/10643
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A imagem do direito e o direito como imagem na sociabilidade contemporânea: esboço para uma observação sociológica desde a matriz sistêmica de Niklas Luhmann
Autor(es)/Inventor(es): Silva, Nádia Teixeira Pires da
Orientador: Magalhães, Juliana Neuenschwander
Resumo: Constata-se que, na contemporaneidade, imagens do e sobre direito são abundantes gerando, amiúde entre os operadores do Direito, uma percepção de que há crescentes judicialização do social e midiatização do jurídico, ameaçando a autonomia jurídica. Uma tal compreensão, que se fundamenta em clássicas teorias sociológicas, mostra-se reducionista. Destarte, objetiva-se com esse ensaio monográfico buscar “novas” formas de se observar a sociabilidade e o direito na sociedade contemporânea, recorrendo-se a conceitos propostos por Niklas Luhmann desde sua Teoria Social de matriz sistêmica. Parte-se da hipótese que a visualidade é uma característica da sociedade moderna, e que na contemporaneidade, vive-se uma sociabilidade imagética resultante do aperfeiçoamento dessa visualidade que vem sendo constituída pari passo com a própria sociedade moderna. Este trabalho não tem a pretensão de observar o direito desde o operar do Direito mas observar como o Direito, enquanto sistema social da sociedade, é descrito e auto-descrito na sociedade e no Direito.
Palavras-chave: Comunicação
Imagens
Sociabilidade imagética
Observação do direito
Communication
Images
Sociabilité des images
Observer le droit
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::TEORIA DO DIREITO::SOCIOLOGIA JURIDICA
Unidade produtora: Faculdade Nacional de Direito
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2008
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: SILVA, Nádia Teixeira Pires da. A imagem do direito e o direito como imagem na sociabilidade contemporânea: esboço para uma observação sociológica desde a matriz sistêmica de Niklas Luhmann. 2008. 110 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.
Aparece nas coleções:Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NTPSilva.pdf1.12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.