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http://hdl.handle.net/11422/10655
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Farias, Patricia Silveira de | - |
dc.contributor.author | Pereira, Catharina Marinho | - |
dc.date.accessioned | 2019-11-27T16:36:09Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:06:27Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | PEREIRA, Catharina Marinho. Educação, serviço social e relações étnico-raciais: uma análise sobre a dinâmica institucional em uma escola filantrópica de educação básica. 2016. 78 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/10655 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Desigualdades | pt_BR |
dc.subject | Política social | pt_BR |
dc.title | Educação, serviço social e relações étnicoraciais: uma análise sobre a dinâmica institucional em uma escola filantrópica de educação básica | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2927612633388671 | pt_BR |
dc.description.resumo | Investiga como ocorrem as interações entre os sujeitos envolvidos na dinâmica escolar, a partir do foco étnico-racial. Desta maneira, será feita a apresentação dos conceitos empregados na pesquisa e dos dados dos Censos do IBGE, nos anos 2000 e 2010, concernente às políticas de saúde, educação e trabalho, com recorte étnico-racial. A pesquisa utiliza a metodologia qualitativa, com observação participante durante e após a aplicação de um projeto de extensão com recorte étnico-racial, aplicado em novembro de 2014. Além disso, foram feitas entrevistas informais com os funcionários envolvidos nos espaços analisados, observações e apontamentos acerca das contribuições do Serviço Social à rotina escolar, principalmente no enfrentamento da questão étnico-racial neste espaço sócio ocupacional. Desta maneira, as conclusões apontam a existência de tensões e preconceito na dinâmica étnico-racial entre as crianças e entre elas e os funcionários. Nesse contexto, as meninas negras são as que mais sofrem, sendo discriminadas e preteridas. Além disso, o escasso suporte literário na temática das relações étnico-raciais na formação dos assistentes sociais dificulta a intervenção. Portanto, para resolução dessas questões, torna-se fundamental a inclusão da Lei 10.639/03 no projeto político pedagógico. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Serviço Social | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL::SERVICO SOCIAL APLICADO::SERVICO SOCIAL DA SAUDE | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Serviço Social |
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