Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/10655
Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título : | Educação, serviço social e relações étnicoraciais: uma análise sobre a dinâmica institucional em uma escola filantrópica de educação básica |
Autor(es)/Inventor(es): | Pereira, Catharina Marinho |
Tutor: | Farias, Patricia Silveira de |
Resumen: | Investiga como ocorrem as interações entre os sujeitos envolvidos na dinâmica escolar, a partir do foco étnico-racial. Desta maneira, será feita a apresentação dos conceitos empregados na pesquisa e dos dados dos Censos do IBGE, nos anos 2000 e 2010, concernente às políticas de saúde, educação e trabalho, com recorte étnico-racial. A pesquisa utiliza a metodologia qualitativa, com observação participante durante e após a aplicação de um projeto de extensão com recorte étnico-racial, aplicado em novembro de 2014. Além disso, foram feitas entrevistas informais com os funcionários envolvidos nos espaços analisados, observações e apontamentos acerca das contribuições do Serviço Social à rotina escolar, principalmente no enfrentamento da questão étnico-racial neste espaço sócio ocupacional. Desta maneira, as conclusões apontam a existência de tensões e preconceito na dinâmica étnico-racial entre as crianças e entre elas e os funcionários. Nesse contexto, as meninas negras são as que mais sofrem, sendo discriminadas e preteridas. Além disso, o escasso suporte literário na temática das relações étnico-raciais na formação dos assistentes sociais dificulta a intervenção. Portanto, para resolução dessas questões, torna-se fundamental a inclusão da Lei 10.639/03 no projeto político pedagógico. |
Materia: | Ensino fundamental Desigualdades Política social |
Materia CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL::SERVICO SOCIAL APLICADO::SERVICO SOCIAL DA SAUDE |
Unidade de producción: | Escola de Serviço Social |
Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Fecha de publicación: | 2016 |
País de edición : | Brasil |
Idioma de publicación: | por |
Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
Citación : | PEREIRA, Catharina Marinho. Educação, serviço social e relações étnico-raciais: uma análise sobre a dinâmica institucional em uma escola filantrópica de educação básica. 2016. 78 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. |
Aparece en las colecciones: | Serviço Social |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
CMPereira.pdf | 784.54 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.