Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/10655
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Educação, serviço social e relações étnicoraciais: uma análise sobre a dinâmica institucional em uma escola filantrópica de educação básica
Autor(es)/Inventor(es): Pereira, Catharina Marinho
Orientador: Farias, Patricia Silveira de
Resumo: Investiga como ocorrem as interações entre os sujeitos envolvidos na dinâmica escolar, a partir do foco étnico-racial. Desta maneira, será feita a apresentação dos conceitos empregados na pesquisa e dos dados dos Censos do IBGE, nos anos 2000 e 2010, concernente às políticas de saúde, educação e trabalho, com recorte étnico-racial. A pesquisa utiliza a metodologia qualitativa, com observação participante durante e após a aplicação de um projeto de extensão com recorte étnico-racial, aplicado em novembro de 2014. Além disso, foram feitas entrevistas informais com os funcionários envolvidos nos espaços analisados, observações e apontamentos acerca das contribuições do Serviço Social à rotina escolar, principalmente no enfrentamento da questão étnico-racial neste espaço sócio ocupacional. Desta maneira, as conclusões apontam a existência de tensões e preconceito na dinâmica étnico-racial entre as crianças e entre elas e os funcionários. Nesse contexto, as meninas negras são as que mais sofrem, sendo discriminadas e preteridas. Além disso, o escasso suporte literário na temática das relações étnico-raciais na formação dos assistentes sociais dificulta a intervenção. Portanto, para resolução dessas questões, torna-se fundamental a inclusão da Lei 10.639/03 no projeto político pedagógico.
Palavras-chave: Ensino fundamental
Desigualdades
Política social
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL::SERVICO SOCIAL APLICADO::SERVICO SOCIAL DA SAUDE
Unidade produtora: Escola de Serviço Social
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2016
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: PEREIRA, Catharina Marinho. Educação, serviço social e relações étnico-raciais: uma análise sobre a dinâmica institucional em uma escola filantrópica de educação básica. 2016. 78 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
Aparece nas coleções:Serviço Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CMPereira.pdf784.54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.