Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/10825
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Influência da mídia no processo penal
Autor(es)/Inventor(es): Aguiar, Cristiani Simas de
Tutor: Santoro, Antônio Eduardo Ramires
Resumen: A relação entre a mídia e o judiciário tem provocado uma discussão contemporânea complexa. De um lado, o poder judiciário acusa a imprensa de praticar as atribuições que foram confiadas ao judiciário. De outro lado alegando a defesa dos interesses dos cidadãos, a mídia realiza a justiça por acreditar que o judiciário se encontro omisso. A ampla divulgação de notícias viola garantias constitucionais, na medida em que promove o pré - julgamento midiático. Na análise do tema buscar-se á demonstrar o quão prejudicial é essa interferência no processo penal, bem como a tendência mercantilista dos meios de comunicação. A diferença no passar dos anos no discurso de ambas as instituições. A imprensa sensacionalista construindo uma realidade social e sendo formadora da opinião pública. Além da problemática na decretação da prisão preventiva como garantia a ordem pública e a vulnerabilidade dos jurados no Tribunal do Júri. Por derradeiro dedicar-se á ao estudo do posicionamento da Suprema Corte Americana.
Materia: Mídia
Processo Penal
Mercantilização
Ordem Pública
Pré-Julgamento
Criminal Law
Commercialization
Public Order
Pre Trial
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO PROCESSUAL PENAL
Unidade de producción: Faculdade Nacional de Direito
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: jul-2017
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : AGUIAR, Cristiani Simas de. Influência da mídia no processo penal. 2017. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Aparece en las colecciones: Direito

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
CSAguiar.pdf411.2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.