Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/10911
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A participação popular durante a atuação do PAC social com Complexo do Alemão
Autor(es)/Inventor(es): Barros, Carla Fagundes Monteiro
Orientador: Landim, Leilah
Resumo: Reflexão sobre o processo de participação popular no Trabalho Técnico e Social Estadual do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no Complexo do Alemão. Para tal, serão analisados os campos de disputas ali apresentados (político, social e econômico) e as relações de poder entre o Estado, as Associações de Moradores e as organizações civis locais (representadas neste trabalho pelo Comitê de Desenvolvimento Local da Serra da Misericórdia). Para esta reflexão foi realizado um processo de levantamento de dados secundários, qualitativos e quantitativos, conjugado com as informações e vivências minhas durante o processo. Estruturado em três capítulos, o trabalho busca percorrer todo o processo do Programa de Aceleração do Crescimento, possibilitando assim a visualização dos desafios e a construção de novas propostas para o alcance da participação social no próximo processo de intervenção: o PAC 2.
Palavras-chave: Política social
Urbanização
Habitação
Ação social
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL::SERVICO SOCIAL APLICADO
Unidade produtora: Escola de Serviço Social
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2015
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: BARROS, Carla Fagundes Monteiro. A participação popular durante a atuação do PAC social com Complexo do Alemão. 2015. 97 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
Aparece nas coleções:Serviço Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CMBarros.pdf1.43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.