Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/10922
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : O modelo energético brasileiro e o caso da UHE-SINOP
Autor(es)/Inventor(es): Campos, Tatiane de Lima
Tutor: Icasuriaga, Gabriela Maria Lema
Resumen: O presente trabalho discute o modelo energético brasileiro, seu histórico, abordando as mudanças ocorridas no setor elétrico a partir do alinhamento político e econômico do país no modelo de desenvolvimento neoliberal com o processo de privatização, precarização do trabalho e apropriação dos agentes de mercado e seus princípios nas instituições do Estado. Relatando as consequências sociais e ambientais desse modelo de desenvolvimento e as formas de expropriações do capital sobre os recursos naturais da maior floresta tropical do mundo – Amazônia, não se preocupando com os povos que vivem da e na floresta. O avanço das barragens nos rios amazônicos têm se dado de maneira a violar direitos das populações locais e ainda, se beneficiar de financiamento público através da isenção de impostos, como também do financiamento direito. Por fim, discutir as barragens planejadas e já em construção na sub-bacia do Rio Teles Pires, e a população afetada, seu perfil, dados gerais, impactos provocados nas formas de sobrevivência e no cotidiano, assim como a forma que as empresas têm atuado junto aos atingidos, que, como constatamos, reproduzem o histórico de violação de direitos aos atingidos. Por último, resgatamos na fala de alguns moradores atingidos, a determinação de organização junto ao Movimento dos Atingidos por Barragens como única alternativa de enfrentamento direto com as empresas e o Estado, que se ausenta da sua responsabilidade na falta de uma Política Nacional para os Atingidos por Barragens que defenda à população diante dos abusos desses grandes empreendimentos econômicos.
Materia: Política social
Amazônia
Neoliberalismo
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL::SERVICO SOCIAL APLICADO
Unidade de producción: Escola de Serviço Social
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: nov-2015
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : CAMPOS, Tatiane de Lima. O modelo energético brasileiro e o caso da UHE-SINOP. 2015. 71 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
Aparece en las colecciones: Serviço Social

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TLCampos.pdf833.68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.