Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/10922
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: O modelo energético brasileiro e o caso da UHE-SINOP
Autor(es)/Inventor(es): Campos, Tatiane de Lima
Orientador: Icasuriaga, Gabriela Maria Lema
Resumo: O presente trabalho discute o modelo energético brasileiro, seu histórico, abordando as mudanças ocorridas no setor elétrico a partir do alinhamento político e econômico do país no modelo de desenvolvimento neoliberal com o processo de privatização, precarização do trabalho e apropriação dos agentes de mercado e seus princípios nas instituições do Estado. Relatando as consequências sociais e ambientais desse modelo de desenvolvimento e as formas de expropriações do capital sobre os recursos naturais da maior floresta tropical do mundo – Amazônia, não se preocupando com os povos que vivem da e na floresta. O avanço das barragens nos rios amazônicos têm se dado de maneira a violar direitos das populações locais e ainda, se beneficiar de financiamento público através da isenção de impostos, como também do financiamento direito. Por fim, discutir as barragens planejadas e já em construção na sub-bacia do Rio Teles Pires, e a população afetada, seu perfil, dados gerais, impactos provocados nas formas de sobrevivência e no cotidiano, assim como a forma que as empresas têm atuado junto aos atingidos, que, como constatamos, reproduzem o histórico de violação de direitos aos atingidos. Por último, resgatamos na fala de alguns moradores atingidos, a determinação de organização junto ao Movimento dos Atingidos por Barragens como única alternativa de enfrentamento direto com as empresas e o Estado, que se ausenta da sua responsabilidade na falta de uma Política Nacional para os Atingidos por Barragens que defenda à população diante dos abusos desses grandes empreendimentos econômicos.
Palavras-chave: Política social
Amazônia
Neoliberalismo
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL::SERVICO SOCIAL APLICADO
Unidade produtora: Escola de Serviço Social
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Nov-2015
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: CAMPOS, Tatiane de Lima. O modelo energético brasileiro e o caso da UHE-SINOP. 2015. 71 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
Aparece nas coleções:Serviço Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TLCampos.pdf833.68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.