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http://hdl.handle.net/11422/10931
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Sousa, Charles Toniolo de | - |
dc.contributor.author | Andrade, Frederico Borges de | - |
dc.date.accessioned | 2019-12-20T22:35:50Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:06:33Z | - |
dc.date.issued | 2015-03-06 | - |
dc.identifier.citation | ANDRADE, Frederico Borges. Universidade e serviço social: centralidade e limites na relação entre o ensino superior e a formação profissional do assistente social. 2015. 156 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/10931 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino superior | pt_BR |
dc.subject | Serviço social | pt_BR |
dc.subject | Formação profissional | pt_BR |
dc.subject | Assistentes sociais | pt_BR |
dc.title | Universidade e serviço social: centralidade e limites na relação entre o ensino superior e a formação profissional do assistente social | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5937693227835106 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Rodrigues, Mavi Pacheco | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0568201001592481 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Moreira, Elaine Martins | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8268627279348886 | pt_BR |
dc.description.resumo | A universidade brasileira ocupa importante papel para a constituição e consolidação na formação cultural brasileira e na direção social do Serviço Social brasileiro. Esses dois processos culminaram em direções sociais contrárias, que mediante a atual conjuntura de avanço das políticas neoliberais na mercantilização da educação impõem desafios ao projeto de formação profissional do Serviço Social. Esse trabalho tem como objetivo demonstrar a centralidade que o ensino superior tem na construção do Serviço Social, e como suas contradições e limites afetam a formação profissional entendendo a universidade como organismo de reprodução ideológica da classe dominante, conduzida no sentido contrário aos princípios ético-políticos da profissão. Tal esforço de entendimento se deu mediante análises bibliográficas e históricas, e objetivou comprovar como o protagonismo do Ensino Superior no processo de renovação da profissão, mesmo alicerçando o viés contra hegemônico da perspectiva que hoje dá a direção social da profissão, é mediado pela disputa de projetos e se configura hegemonizado pela perspectiva burguesa. O que faz desse espaço, por si só, incapaz de consolidar à superação de uma mera formação profissional crítica, rumo a necessária consciência da direção social do Serviço Social. O trabalho segue apontando então reflexões aos desafios que são impostos, a partir do necessário entendimento do protagonismo da correlação de forças da luta de classes na construção da Universidade e da profissão. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Serviço Social | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL::SERVICO SOCIAL APLICADO::SERVICO SOCIAL DO TRABALHO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Serviço Social |
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