Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/10946
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Capitalismo monopolista, serviço social e sincretismo: a estrutura sincrética da prática profissional na assistência social
Author(s)/Inventor(s): Miéres, Mariana Gomes
Advisor: Braz, Marcelo
Abstract: Estudo acerca da estrutura sincrética do Serviço Social no terreno de sua prática profissional na área da assistência social e que se traduz na inespecificidade profissional, a partir da discussão a respeito da prática indiferenciada e da manipulação de variáveis empíricas. Partimos do pressuposto de que a dinâmica do capitalismo monopolista, em sua fase atual, bem como o papel do Estado e suas características a partir da ofensiva neoliberal, interferem diretamente para reiterar/reafirmar, atualizando e intensificando esse sincretismo, uma vez que tal estrutura sincrética já se coloca desde a gênese da profissão sob o capitalismo monopolista. Somando-se o cotidiano, enquanto horizonte do exercício profissional; a “questão social” enquanto eixo de demandas histórico-sociais do Serviço Social e, a manipulação de variáveis empíricas enquanto sua forma operativa, temos o cenário que põe os fundamentos da estrutura sincrética da prática profissional. O presente trabalho constitui, portanto, um primeiro passo no sentido de tentar desvendar como tem se apresentado o sincretismo da prática do Serviço Social na atualidade, mais especificamente na área da assistência social.
Keywords: Capitalismo
Assistência social
Prática profissional
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL::FUNDAMENTOS DO SERVICO SOCIAL
Production unit: Escola de Serviço Social
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2015
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: MIÉRES, Mariana Gomes. Capitalismo monopolista, serviço social e sincretismo: a estrutura sincrética da prática profissional na assistência social. 2015. 86 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
Appears in Collections:Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MGMiéres.pdf681.43 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.